Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Celulíte: causas e tratamento

Hidrolipodistrofia ginóide é o nome científico da celulite, preocupação de 90% das mulheres, ela aparece por conta de alterações hormonais, predisposição genética, aumento de peso, dentre outros fatores, como retenção de líquido. A má notícia é que não há cura, por outro lado existem produtos, massagens, tratamentos e equipamentos capazes de mantê-la sob controle.  É importante ressaltar que os resultados duram enquanto durar o tratamento ou controle com cosméticos, se nada for feito a tendência é piorar.
A celulite aparece na puberdade por conta do estrógeno, um hormônio que dá a mulher contornos femininos, aumentando as coxas, quadril e seios, ele também faz as células adiposas ( gordura) incharem, começam a ter líquido também em seu interior e consequentemente mudança no PH. Outras coisas que contribuem são as alterações hormonais no período menstrual, gravidez além dos anticoncepcionais. Tudo que piora a circulação também tem relação com o aparecimento da celulite como estresse, cigarro, sedentarismo, permanecer muito tempo sentada e até roupas apertadas. Com este aumento dos adipócitos há dificuldade de drenagem linfática natural e piora da circulação, para evitar maiores danos o corpo envolve grupos de células adiposas na tentativa de melhorar a circulação local abrindo passagem para o sangue. É nesta fase que visualizamos a celulite, pois o que envolve essas células é uma cápsula de colágeno, piorando o aspecto da pele e aparecendo os furinhos .
Classificação da celulite
Grau I: os furinhos só aparecem quando há contração muscular ou compressão da pele.
Grau II: os furinhos são visíveis mesmo sem a compressão dos tecidos.
Grau III: os nódulos são maiores e há alteração de sensibilidade provocando sensação de cansaço nas pernas ou até mesmo dor quando há compressão dos tecidos.
Grau IV: de tão endurecidos e grandes, os nódulos provocam dor e vermelhidão, ficando sensíveis ao toque.
Tratamento:
·         Massagem modeladora: melhora circulação local, incrementa circulação linfática e diminui os nódulos (fibroses).
·         Drenagem linfática: funciona mais como prevenção, pois impede a entrada de líquido nos adipócitos e melhora circulação local.
·         Ultra-Som: consegue diminuir as fibroses e favorece a penetração de ativos.
·         Manthus: equipamento ultrassonico de alta potência associado a estímulo elétrico para permeação de ativos.
·         Vácuo ou Endermo: equipamento muito eficaz para melhorar circulação, contorno corporal e diminuir fibroses.
·         Princípios ativos:
ü  Nicotinato de metila: aumento de circulação local e favorece penetração de outros ativos
Ativos para diminuir gordura:
ü  Cafeína
ü  Bioex antilipêmico
ü  Fosfatidilcolina
ü  Xantagosil C

Um comentário:

  1. Nunca tinha ouvido do Manthus para Acabar com a Celulite.. Onde posso fazer o tratamento com essa maquina? Conhece algum lugar em São Paulo?

    ResponderExcluir