Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Peeling - por Elaine Carvalho

Peeling é a aplicação de um agente esfoliante com objetivos terapêuticos. Partindo deste princípio se fizermos uma mistura caseira de açúcar cristal com mel e aplicarmos na pele com movimentos circulares estaremos realizando um peeling. Porém, quando se fala de procedimentos realizados por profissionais peeling vai muito além de uma simples esfoliação caseira.
Temos três tipos básicos de peelings:
·         Biológico ou enzimático
·         Físico ou mecânico
·         Químico
Biológico ou enzimático são enzimas como bromelina (abacaxi) e papaína (mamão), são peelings mais suaves que tem como objetivo uma esfoliação leve, uniforme e promovem um leve clareamento na pele.
Físico ou mecânico inclui todos os esfoliantes com grânulos, mais ou menos abrasivos, inclusive os caseiros citados no início. Também incluímos nesta classificação os peelings de cristal, diamantado e ultrassônico realizados com equipamentos específicos.
Peelings químicos podem ser subdivididos em :
·         Muito Superficial (agem na região mais superficial da epiderme, afinam o extrato córneo, não ocorre descamação)
·         Superficial (age na região mais profunda da epiderme podendo chegar até a camada basal, há descamação após aplicação)
·         Médio (atua na derme papilar)
·         Profundo (atua na derme reticular)

 A esteticista ou fisioterapeuta pode somente realizar peelings muito superficiais ou superficiais, os demais são procedimentos médicos. É imprescindível que a profissional realize somente o que é permitido para sua área de atuação, além de fazer um curso específico para manusear este tipo de material, afinal de contas este procedimento pode causar uma série de intercorrências como descamação, ardência, aumento da pigmentação local, dentre outros.
Agentes Esfoliantes

·         Ácido salicílico: diminuição de oleosidade e tratamento de acne incluindo a fase inflamatória além de facilitar a penetração de outros ativos
·         Ácido glicólico: extraído da cana de açúcar, tem baixo índice de fotosensilibilização, é bem indicado para diminuição de linhas de expressão e pequenas rugas além de diminuir discretamente a oleosidade.
·         Ácido mandélico: obtido do extrato de amêndoas amargas é utilizado para minimizar hiperpigmentação e fotoenvelhecimento. É um AHA com alto peso molecular, isso quer dizer que ele é absorvido lentamente favorecendo um efeito uniforme minimizando transtornos. É um dos mais seguros e pode ser utilizado em peles sensíveis e negras, trabalha diminuindo tanto a produção de melanina como na melanina já depositada ajudando na remoção das hipercromias.
 Aplicação de Peeling
1.        Higienizar mãos da profissional e da cliente
2.       Higienizar rosto, pescoço e colo com sabonete líquido
3.       Esfoliar respeitando a sensibilidade da pele
4.       Aplicar ácido escolhido de acordo com orientação do fabricante
5.       Retirar completamente com algodão umidecido com água
6.       Utilizar máscara específica para o tratamento realizado
7.       Filtro solar
Dica: peeling de cristal, diamantado e ultrassônico potencializam os efeitos dos peelings químicos, eles podem ser associados, porém deve haver muito critério e cuidado. No caso de associação deve-se substituir a esfoliação pelo peeling.
Curso Master Face (aperfeiçoamento em estética facial): cosmetologia, eletroterapia, peeling químico, cristal, diamantado, ultrassônico, drenagem facial e pós –operatório. Informações Escola Ondina . T:32529688



Um comentário:

  1. Adorei a matéria! Adorei aprender tanta coisa c/ vc! Foi realmente uma benção ter feito esses cursos c/ vc!
    Quem sabe estarei no próximo Master Face... Gostaria muito de fazer ainda muitos cursos c/ vc, q é uma excelente professora e profissional.
    Parabéns pela dedicação em ensinar e pelo desprendimento em compartilhar suas experiências profissionais.
    Obrigada por tudo!!!
    Beijos da aluna Erika Luciana

    ResponderExcluir